Promover a Saúde Mental da Criança

Cada criança é única

Cada criança é única

Cada criança tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento e está em constante mudança, o que é sempre muito desafiante, tanto para a própria criança como para os pais. 

No Gabinete “Kids Mind” o acompanhamento das crianças é centrado na prevenção e promoção da saúde mental infantil. Desta forma pretende-se, além de dar resposta aos seus desafios individuais, desenvolver e reforçar a sua inteligência emocional e competências sociais.

Infância

A infância e o início da adolescência são fases centrais no desenvolvimento físico e psicológico de cada um de nós, onde se constroem os alicerces do futuro adulto.
A criança passa por vários estágios de desenvolvimento, ao longo dos quais estabelece relações e se apropria do ambiente ao seu redor, influenciando desta forma as suas ações e a sua perceção de mundo. Com o intuito de promover uma infância saudável, o cuidado e atenção com a saúde mental na infância é bastante significativo, impedindo que de alguma forma as fases seguintes sejam prejudicadas. Cuidar da saúde mental das crianças é também exercer a função de prevenção da saúde mental do futuro adolescente e adulto.

Intervir na infância

Intervir na infância

O acompanhamento psicológico infantil é, muitas vezes, subestimado. Mas são muitos os benefícios que ele pode trazer, não só para a infância, mas também para o futuro na sua vida adulta. Com um acompanhamento profissional a criança terá a oportunidade de fortalecer as etapas do seu desenvolvimento, descobrir as suas potencialidades e aprender a contornar as suas fragilidades. Centrando-se na valorização das suas forças e aspetos positivos, ajudando-a a lidar com os seus desafios, progredindo de forma plena.

Uma intervenção orientada para apoiar crianças e suas famílias ao longo das várias etapas do desenvolvimento, traz benefícios não só para a criança, como para todos os que fazem parte da sua vida, nos mais diversos contextos.

Procurar um psicólogo

Embora as famílias vivenciem uma preocupação constante com o bem-estar emocional e o ajustamento psicossocial dos seus filhos, podem sentir dificuldade em procurar e confiar num profissional da área da Psicologia. Mas contrariamente ao que poderão pensar, o facto de compreenderem as dificuldades que o papel parental e acompanhamento ao seu filho acarretam e serem capazes de procurar suporte num profissional, é por si só, um ato de bastante responsabilidade e competência, devendo por isso ser valorizado. É preciso lembrar que filhos não veem com manual de instruções e que os desafios vão naturalmente existir, mesmo quando os pais fazem de tudo para não falhar.

ENTRE EM CONTACTO

PARA QUALQUER ESCLARECIMENTO, NÃO HESITE EM NOS CONTACTAR